segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é.

Não tem sobrado muito tempo pra escrever no blog desde que comecei o mestrado... Aulas, texto pra entregar... Fora isso, tem as consultorias, a militância, a vida pessoal... Ufa!
Nesse meio tempo um tanto de coisas também aconteceram, entre elas a minha vivência com a Síndrome do Ninho Vazio, que ainda estou aprendendo a lidar. Depois vou contar no blog EsseTalClimatério como está sendo. Mas isso é uma outra história.

Hoje quero voltar escrever e escolhi para isso a notícia que li neste sábado (15/02) sobre a linda atriz canadense Ellen Page, que se declarou lésbica durante a conferência "Time to Thrive", organizada pela Human Rights Campaign.
Durante o seu discurso, Ellen disse: "Estou cansada de me esconder e estou cansada de mentir por omissão. Estou aqui hoje porque eu sou homossexual. E porque... talvez eu possa fazer uma diferença... para ajudar outros". São palavras lindas, mas muito cheias de sofrimento. Um pessoa que diz: "Meu espírito sofria, minha saúde mental sofria e meus relacionamentos sofriam", vivia certamente em agonia. Compartilhar essa dor e poder dizer "sou um de vocês" deve ter sido um alívio enorme e, ao mesmo tempo, maravilhoso para seus e suas fãs gays e lésbicas. AQUI você lê o discurso na íntegra.

Foto: The Source
Ninguém tem nada a ver com quem as pessoas trepam, dormem ou se relacionam sexualmente. Se o vizinho é gay, se o ator é bissexual, se a sua melhor amiga é lésbica, se aquele deputado gosta de homens, se a ministra vive com uma mulher ou se você é... pansexual! Isso não é da conta de ninguém.
Declarar-se homossexual não deveria ser notícia. A orientação sexual de alguém ou a sua identidade sexual não deveria ser manchete de grandes (nem de pequenos) jornais. Contar que é lésbica deu a Ellen Page destaque em jornais de vários países e foi tão divulgado quase tanto quanto a sua indicação ao Oscar pelo filme "June".  

BocãoNews
No ano passado, quando Daniela Mercury assumiu publicamente o namoro e depois o casamento com a jornalista Malu Verçosa, foi amplamente divulgado, com direito a matéria especial em várias revistas de celebridades e fofocas, em colunas sociais e até no Fantástico. Ainda me pergunto por que o ex-marido de Daniela Mercury foi entrevistado, para saber o que ele achava ou deixava de achar. Vasculharam notícias de casamentos anteriores - com homens - foram em busca de declaração de familiares insatisfeitos ou como os filhos e filhas se sentiam. Não encontraram nada que desse alguma grande notícia criticando a vida privada de Daniela Mercury com seus namorados, namoradas, marid@s... ou ex!

  

Também recentemente Tom Daley - famoso astro britânico dos saltos ornamentais - declarou que vive com um homem e se rebelou contra a posição dos russos em relação ao amor entre iguais. Daley teve uma postura firme contra o preconceito e com sua declaração acreditou que pode estar ajudando na luta dos homossexuais. Por isso, em protesto contra a lei antigay da Rússia, ele não vai participar de uma competição da FINA (Federação Internacional de Natação) que acontece em Moscou, em maio. Eu gostei muito da atitude do atleta, divulguei nas redes sociais e ainda vejo com um gesto simbólico e político.

Tudo isso é importante para dar visibilidade à luta homossexual, à luta pelo amor entre iguais, para "naturalizar" as relações homossexuais. Mas é preciso lembrar que somente a pessoa pode - e se quiser - falar sobre a sua orientação sexual, sobre a sua identidade sexual.
Ser gay, bi, heterossexual, homossexual ou o que quer que seja, é um problema - ou uma solução - de cada um@. Ninguém tem nada a ver com isso.
Ou, como diz a canção: "Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é".

Um comentário:

  1. Nossa que post lindo!!! Gostei muito de sua posição quanto tais acontecimentos. Eu também tenho um blog, mas ele fala mais sobre livros, músicas e futuramente sobre arte...se quiser dar uma olhada aqui esta o link: ofemininodoslivros.blogspot.com.
    Beijo

    ResponderExcluir